quinta-feira, 18 de maio de 2017

Que memórias vou deixar para o meu filho?


Quando penso na minha infância:
- lembro de brincar no galinheiro na casa de minha avó nas sextas-feiras,
- lembro de pular a cerca de casa para escalar um pé de goiaba,
- lembro de subir no telhado só para ver o movimento da rua, até que os vizinhos ligassem para minha mãe,
- lembro de meus irmãos me arrancarem tufos de cabelo,
- lembro de aumentar o barulho da tv no máximo e me esconder no guarda-roupas,
- lembro de trocar os meus chocolates ruins pelos bons dos meus irmãos,
- lembro de viagem de família onde no hotel tinha um tucano que escalou a cabeça do meu irmão,
- lembro de arrancar os dentes de leite com um fio amarrado no portão,
- lembro de me afogar na piscina rasa cheia de espuma e precisar tomar leite depois,
- lembro de vender bugigangas no portão de casa por centavos e ficar feliz da vida,
- lembro da cabaninha do pato donald feita de tecido,
- lembro dos banhos de chuva e mangueira no jardim de casa, da bagunça na lama,
- lembro do meu rosto pintado de borboleta quando era caríssimo pagar por isso,
- lembro de passar tardes no trabalho de minha mãe, onde só me ofereciam balas de café,
- lembro de decorar versículos bíblicos para ganhar mais figurinhas do smilinguido,
- lembro dos retiros em lugares longe de casa, onde novas amizades se formavam,
- lembro de correr pelos jardins atrás dos ovos de páscoa escondidos,
- lembro de colocar sapatinho na janela para ganhar chocolate,
- lembro de cantar com meu pai enquanto ele tocava violão até tarde da noite,
- lembro de vestir meus irmãos com minhas roupas,
- lembro da menina que montava cavalo junto comigo, caiu e quebrou o braço,
- lembro de brincar de guerra de *** de vaca no sítio,
- lembro de, junto com meus irmãos, derramar talco por todo o quarto,
- lembro de brincar com pneus velhos pelo jardim,
- lembro das luzinhas de natal coloridas no jardim de casa,
- lembro das pessoas da rua que minha mãe convidava para almoçar em nossa casa,
- lembro das festas de aniversário com os melhores bolos caseiros,
- lembro de todos os dias pular o muro para brincar com a vizinha e andar de bicicleta,
- lembro de pentear meu urso de pelúcia rosa maior do que eu,
- lembro dos balões de gás que ficavam dias no meu quarto,
- lembro das brincadeiras de mata-soldado no corredor da casa,
- lembro do quadro de giz na parede dos fundos da casa,
- lembro de beber água da chuva para passar o medo de trovão,
- lembro de comer bolachas de mel caseiras,
- lembro de minha avó cortar meu cabelo,
- lembro de jogar taco na rua,
- lembro de fazer o cinto de segurança com braços junto com meus irmãos no banco de trás do carro,
- lembro de beliscar meus irmãos pelas costas da minha mãe,
- lembro de colher cenouras da horta da minha bisavó,
- lembro de escalar um morro com meus irmãos e avós só para fazer um lanche de pão com linguiça no meio das árvores,
- lembro do cheiro da grama cortada que eu tinha que varrer,
- lembro dos castelos de areia que meu pai fazia na praia,
- lembro de defender meus irmãos na escola e bater em meninos maiores,
- lembro de brincar em parques nas praças,
- lembro de aprender a bordar na escola,
- lembro de levar ovo na cabeça no dia do aniversário na escola,
- lembro de ir à livrarias e bibliotecas e ficar olhando tudo admirada,
- lembro do imenso teatro com camarotes como se fosse hoje,
- lembro de perder a memória por um tombo com a bicicleta da vizinha,
- lembro de usar mosquiteiro de tule no quarto,
- lembro de assistir filmes com meus pais e irmãos empilhados no quarto deles,
- lembro da mesada ser paga pelos serviços da casa como lavar louça, varrer, arrumar a cama,
- lembro da altura das rodas gigantes dos parques,
- lembro de tanta coisa que não cabe em palavras.

Daí pergunto que memórias meus filhos terão da infância?

Não sei se eles saberão o que é um galinheiro, um pé de goiaba, um sítio, brincar ao ar livre, ganhar presentes sem segundas intenções, ter tempo em família, de aprontar, de brincar de verdade, de ir à parquinhos, de ter amizades ao vivo. Espero que eu ainda possa proporcionar-lhes isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário